Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 13 de março de 2024

Colheita Sombria / Dark Harvest (2023)

 


Saindo de um sucesso de 2023 para um dos últimos fracassos retumbantes que marcaram o ano, nós chegamos a produção mais recente de David Slade que coleciona em seu catálogo a direção e produção de séries como: Black Mirror, Hannibal e Breaking Bad.

O longa metragem em questão trás um conteúdo muito fantasioso numa comunidade rural onde todo feriado do dia de Halloween, ocorre um festival onde os jovens locais vão para a rua para caçar e matar uma entidade sobrenatural em forma de espantalho com cabeça de abóbora chamada de Jack dentes de serra (ou Sawtooth Jack no original).

O vencedor ganha fama, uma boa quantia de dinheiro, uma casa e um possante escarlate para poder desbravar a cidade grande em alto estilo. O grande problema é que no ano seguinte, o irmão caçula do vencedor do festival do ano passado quer participar do deste ano contrariando as regras que dizem que só pode haver apenas um vencedor por família e que as consequências pelo rompimento das regras poderiam ser fatais.

Tudo começa em em 1962 no Illinois durante o já mencionado festival de Halloween onde os jovens da cidade já estão na caça pela entidade que aparece todo ano que aparece nos limites do milharal que leva a entrada da cidade levando a vida de um dos participantes incinerando-o com uma rajada de fogo.

O resto dos garotos corre até as proximidades de uma igreja, onde Jim Shepard que lidera um grupo pega Jack dentes de serra de surpresa com um golpe certeiro matando-o. Na sequencia, o jovem se banqueteia com as vísceras do monstro que parecem ser feitas de doce, seguido dos outros jovens que também devora os restos da entidade.

Um salto de algumas horas e somos levados ao baile da colheita anual proporcionada pela Harverster's Guild que se inicia após a coroação de Jim como vencedor do festival daquele ano. No meio do baile, Jim ganha um cheque simbólico, a escritura de uma casa nova e as chaves de um carro sport vermelho com o qual ele sai de viagem para fora da cidade.

Um ano se passa e estamos às vésperas do festival anual e a escola secundária entra na onda com uma palestra do oficial da polícia, o xerife Jerry Ricks que passa as instruções e as regras do jogo que consiste especialmente em não deixar Jack dentes de serra chegar á igreja da cidade ou estará tudo perdido e a cidade passará por uma terrível tempestade de areia que irá comprometer toda colheita de milho como já aconteceu há muitos anos atrás.

No meio de um debate entre os alunos sobre a festividade, Richie, irmão caçula de Jim entra numa discussão com Riley Blake pois ele quer participar da caçada mesmo contrariando as regras que o proíbem. Diante de sua desvantagem, Richie foge e acaba sendo perseguido até o cinema onde ele se esconde com a ajuda da balconista Kelly Haines, da qual os amigos do rapaz a acusam mais tarde de ter a reputação de incendiária.

Com o cair da noite, Richie se encontra com seu amigo Bud que o incentiva a participar da caçada ao Jack dentes de serra para superar Jim. Mais tarde, Richie recebe um postal bem raso de Jim que ainda está fora da cidade conhecendo o mundo.

No meio do jantar, Richie diz aos seus pais Dan e Donna sobre sua decisão de participar do festival ao qual eles reprovam por serem seguidores religiosos das regras, porém o jovem não se intimida.

Na mesma noite, junto ao milharal, um fazendeiro talha uma cabeça de abóbora para o seu espantalho.

No início da manhã, no caminho da escola, Richie é espancado por Riley que rouba sua fivela.

Mais tarde, Richie recebe uma carta de Jim que diz que irá voltar em breve apesar dele não querer, pois já está farto de ser tratado como um herói.

Horas depois, Richie e seus amigos são emboscados e presos numa cabana onde ficam isolados até o dia a caçada o que os deixa mentalmente perturbados.

Richie acorda em seu quarto e Dan oferece á ele uma proposta de trabalhar fora da cidade, mas o rapaz vai a caçada se juntando a Bud e seus amigos Mitch, Charlie e Connor que estão igualmente empolgados.

A bordo de uma caminhonete, os jovens correm até o milharal onde acabam atropelando alguém que eles acreditam ser Jack dentes de serra. Richie e os outros saltam do carro para caçar a entidade que acaba matando Charlie e Mitch enquanto os outros se dividem.

Richie acaba ficando sozinho e cara a cara com Jack mas acaba fugindo. Não muito longe dali, Richie acaba encontrando Kelly que resolve se aliar a ele na caçada.

Do outro lado, Bud se acovarda e tenta entrar em casa, mas os pais o proíbem exigindo que ele vire homem e dê orgulho a eles. Sem muita opção, o rapaz acaba buscando refúgio em um abrigo, porém o lugar já está cheio. 

Bud implora para que o deixem entrar, mas os jovens se dividem e ao resolver abrir as postas do abrigo acaba sendo tarde demais, pois Jack alcançou o rapaz, o matou e prepara-se para matar os outros. 

De volta a Richie, ele rouba a viatura do xerife Ricks e foge com Kelly. No meio do caminho, eles recebem um chamado do rádio comunicador de alguém alegando ter visto Jack nas imediações.

Em paralelo, o grupo de jovens liderados por Riley vandaliza uma confeitaria até serem contidos pelo dono que acaba sendo espancado. Neste momento, Richie acaba aparecendo e Riley tira sarro pelo rival estar acompanhado de uma garota negra, pobre e de baixa reputação mas acaba sendo espancado.

Depois da confusão, Richie conta á Kelly um pouco sobre Jim ao mesmo tempo que a garota conta que os boatos a seu respeito são mentirosos.

Não muito depois, Richie e Kelly descem da viatura ao encontrarem Jack e o rapaz exita em ataca-lo ao reconhecer a fivela que ele usa que é a mesma de Jim, mas Kelly ataca a entidade sem pensar duas vezes dando inicio a uma fuga logo depois.

Depois que a dupla volta para a viatura, outros dois jovens atacam Kelly que ferida é levada para casa.

Em casa, Richie pergunta á mãe sobre Jim e a acusa de ter falsificado as cartas do irmão. Donna por sua vez é evasiva nas respostas e aos prantos perfura sua própria garganta morrendo.

Longe dali, o xerife Ricks discute com Dan sobre a insistência de Richie com a caçada e menciona a tempestade de areia que aconteceu no passado dizendo que se Jack não for morto a cidade será destruída e que sua família pagará com a própria vida.

Depois de ficar bem dos ferimentos, Kelly pede á Richie que eles esqueçam o festival e fujam da cidade mas o rapaz está decidido a acabar com tudo de uma vez.

A dupla vai até a igreja onde encontram Dan e Richie diz saber toda a verdade sobre a ausência de Jim: o rapaz foi transformado no atual Jack dentes de serra e falando no diabo, ele se aproxima.

Dan diz ao filho que ele não sabia da maldição da cidade no qual todo vencedor do festival se torna a entidade do Halloween do ano seguinte e que tudo isso é um esquema planejado pela Harvester's Guild em conluio com o xerife Ricks.

O pai de Richie ainda diz que foi brigado a se calar e sacrificar Jim para evitar a morte do resto da família.

Jack / Jim chega a igreja e Richie tenta ajudá-lo a fugir, mas o xerife chega logo atrás usando Riley como marionete obrigando-o a matar a entidade para evitar a quebra das regras e para salvar a cidade e o rapaz desfere um tiro no algos.

Richie tenta intimidar Riley com um revólver que ele pegou da viatura, mas Jim com um resquício de consciência aponta o cano da arma para sua testa e com muita dor, o irmão caçula o executa.

O povo da cidade sai do breu e ovaciona o novo vencedor do festival que está em choque e permanece assim durante todo o baile que transcorre como é tradicionalmente: as recompensas, o reconhecimento e por fim o carro sport vermelho como premiação máxima, culminando com a saída da cidade.

Dan, inconformado em perder mais um filho se engalfinha com Ricks e quase acerta um tiro nele.

Na saída da cidade, Richie pega Kelly e os dois seguem viagem até serem fechados por outro carro no meio da estrada e cercados do outro lado pela viatura.

Richie é rendido por Ricks que o faz caminhar até o milharal e antes que o xerife o executasse, o jovem atira nele e o interroga. Diante da evasão do oficial em busca de respostas sobre a maldição, Richie o executa.

Repentinamente, Richie é acertado pelas costas pelo fazendeiro que talhou a cabeça de abóbora de Jim antes de transformá-lo em Jack e enterra o jovem numa vala junto ao milharal e a cruz do espantalho.

Na estrada, Dan aparece e ordena á Kelly que vá embora da cidade e ela o faz sem perda de tempo.

No cair da noite, o fazendeiro talha uma nova cabeça de abóbora para o novo Jack que será Richie assim que este ressuscitar. Transformado no novo espantalho, Richie fica pendurado enquanto se passa um ano e às vésperas do novo festival Dan aparece na plantação e tenta tirar o filho morto-vivo da cruz mas o fazendeiro o surpreende, mas acaba mortalmente apunhalado.

Assim que Richie desperta como o novo Jack dentes de serra, Dan ordena que ele queime tudo como parte de sua vingança...

A produção de David Manpearl e Matt Tolmach somado ao roteiro de Michael Gilio não agradou os fãs do terror que esperavam algo a altura do feriado mais aguardado do ano: o Halloween, mas só o que conseguiram entregar foi um filme de qualidade duvidosa, com um CGI porco e personagens genérico e exageradamente burros dos quais não tem como se ter empatia.

O plot twist na reta final não foi nada previsível e tão pouco atraente, porém foi criativo então é isso que conta no final das contas.

O enredo é enrolado e não trás nada de novo e tão pouco se aprofunda na origem da maldição e de sua ligação com a Harvester's Guild, o que poderia ter salvo o filme. Agora com a baixa adesão do público fica difícil acreditar numa sequencia que resolva as pontas soltas deixadas ou ainda um filme de origem mostrando como começou a tradição do Jack dentes de serra e a tal tempestade que aconteceu anos atrás na cidade.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário